O Carcará da Zona Oeste

O Santa Cruz Futebol Clube foi fundado em 2007, sendo um clube bem novo no cenário do futebol do Rio de Janeiro. O Clube é filiado a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) desde 2008.

As cores do Santa Cruz são verde, branco e o vermelho, o clube é conhecido como o Carcará da Zona Oeste. O Santa Cruz disputou dois campeonatos da Série C do estadual do Rio de Janeiro no ano de 2009 e 2011. No primeiro ano de disputa do campeonato da Série C, a equipe disputou o mesmo em todas as categorias, tendo tido destaque nas categorias juvenil e principalmente no profissional onde terminou na sexta colocação, chegando bem perto da classificação as semifinais, o que para um clube sem patrocínio ou qualquer tipo de apoio é um feito e tanto.

A equipe durante as suas campanhas em 2009 e 2011 na Série C do estadual mandou os seus jogos no Estádio João Francisco de propriedade do Céres Futebol Clube, pois o clube não possui estádio próprio. O clube possui uma área de aproximadamente 200 mil M2, na altura do trevo de Santa Cruz onde pretende construir toda a sua estrutura futebolística e esportiva.

O Santa Cruz tem na sua sala de troféus o titulo de campeão do Mundialito de Conchal (município de São Paulo) pela categoria sub-18 em 2010 vencendo na final o Ca Lemense por 1x 0 e o de campeão carioca da Série C em 2011 na categoria sub-17.

Porém neste ano a equipe não irá disputar o campeonato, pois o clube encontra-se em recesso. Em 2012 o Santa Cruz pediu licença a FERJ e como a FERJ hoje tem uma política de punição aos clubes que pedem licença, o clube terá que ficar um ano fora das disputas. Como a equipe não disputou em 2012, a punição é paga no ano de 2013.

O clube já revelou alguns atletas que hoje em dia estão se destacando em outros clubes do futebol do Rio de Janeiro como os atacantes Jefferson dos juniores do Fluminense que atualmente disputa a Dallas Cup com o clube e Denílson também da equipe de juniores do Flu. Além do atacante Paulo Vitor que atualmente joga a Série B do estadual pelo Céres.

Para o ano que vem como o presidente do Santa Cruz Reinaldo Heitor falou ao Folha da Terra o clube pretende voltar a disputar a Série C do carioca, justamente por isso o clube já se prepara e pretende começar agora no segundo semestre a criação de um plano diretor e todo o planejamento para o ano de 2014.

 

Comentários

comentários