Entrevista com o triatleta Nilson Marinho

Nilson Marinho de Souza Júnior é um triatleta federado pela FTERJ (Federação de Triatlhon do Estado do Rio De Janeiro) nascido e criado em Bangu. Nilson é formado em Educação Física pela UniverCidade e Pós-Graduado em treinamento de força pela – UGF.

Nilson foi ter contato com o esporte pela primeira vez em 2009, onde tudo começou. Depois de várias corridas disputadas de 5, 10 e 21km, todas com as suas metas alcançadas, ele pensou que havia chegado a hora de fazer uma maratona. Sendo assim, em janeiro de 2009, Nilson começou a treinar para a Maratona do Rio de Janeiro que seria disputada em junho do mesmo ano.

Porém durante os treinos, Nilson percebeu que a sua meta seria facilmente alcançada e uma sensação de dever cumprido tomou conta dele, fazendo com que sua motivação para as corridas ficasse bem baixa. Foi quando ele resolveu treinar o Triathlon por incentivo de seu amigo triatleta Alexandre Souza.

Porém, Nilson só participou da primeira prova de Triathlon depois que completou a sua primeira maratona. A sua primeira participação como triatleta foi no estadual de Short Triathlon nas distâncias de 750m de natação, 20 km de ciclismo e 10 km de corrida. Depois de sua primeira prova Nilson participou de provas de Triathlon Olímpico, meio Iron Man, ultramaratonas de corrida, travessias aquáticas e provas de ciclismo na Europa.

Hoje, sócio-fundador de uma equipe de assessoria esportiva formando novos atletas de triathlon no Rio de Janeiro, Nilson concede a palavra ao Folha da Terra para falar um pouco mais sobre o esporte e sobre a sua vida de triatleta.

Folha da Terra: Como você monta a sua programação de treinos? Como são os seus treinos?

Nilson: Eu mesmo monto os meus treinos, pois sou formado em Ed.Fisíca. Treino todos os dias, quando não consigo treinar algum dia por algum motivo, esse dia fica sendo o meu dia de descanso.

Folha da Terra: O que você procura trabalhar dentro de cada modalidade? Força, velocidade ou resistência? Como distribui seus treinos durante a semana?

Nilson: Treinar Triathlon não significa treinar as três modalidades todos os dias como muitos pensam. Faço treinos de ladeira e na areia fofa que são de força especifica, além de musculação 4 vezes por semana, velocidade treino sempre durante a semana e os longos são os de resistência. Divido meus treinos normalmente em natação e ciclismo e outro em ciclismo e corrida. Pratico natação na piscina do Bangu durante a semana e aos sábados faço um treino longo no mar podendo chegar a 5000m com a minha equipe de assessoria da unidade de Copacabana. No ciclismo eu conto com o apoio da academia Habeas Corpus onde faço aulas de Spinning e Musculação e as quartas e sextas pedalo na rua, no pelotão da equipe da unidade Barra da Tijuca, fazendo os trajetos Rio-Teresópolis, Bangu-Mangaratiba e o caminho de subida até o Cristo Redentor. A corrida faço na maioria das vezes nas ruas da zona oeste, com os treinos longos no domingo de manhã. Já fiz um do Shopping Downtown até a minha casa em Bangu totalizando 34 km. Mas ultimamente utilizo outra estratégia correndo e fazendo visitas aos parentes mais distantes com pequenas pausas para se hidratar.

Folha da Terra: Como é sua alimentação? Usa algum tipo de suplemento? O que você usa antes e após os treinos?

Nilson: Ultimamente tenho feito uma dieta sem glúten e estou gostando muito do resultado. Procuro não utilizar muitos suplementos, mas uso um pré-treino, gel de carboidratos, isotônico, glutamina e pós-treino. Parece muito, mais pode acreditar é pouco em relação à utilização de outros atletas. Durante os treinos utilizo água e gel de carboidratos, quando faço treinos acima de 3h uso cápsula de sal também, o resto é uma boa alimentação.

Folha da Terra: Qual é o seu ponto forte? E qual ponto você precisa melhorar?

Nilson: Minha modalidade mais forte é o ciclismo, em segundo a corrida e por último a natação. Existe uma tendência em treinarmos mais a modalidade que somos mais fortes, faço muita força para não fazer isso, por isso tenho dado uma atenção especial à natação.

Folha da Terra: Qual deve ser o foco de um atleta iniciante de Triathlon?

Nilson: O atleta iniciante deve começar pelo Short, depois o Olímpico por pelo menos 1 ano em cada uma das distâncias, para então depois partir para os ½ Iron Man e por fim o Iron Man. Parece lógico, mais não é o que tem acontecido. O triathlon está na moda e vejo muitos atletas despreparados indo fazer um Iron Man, sem ao menos ter disputado as distâncias olímpicas e o ½ Iron Man.

Folha da Terra: Quais são suas metas para 2013?

Nilson: Minhas metas para esse ano são as etapas de Short Triathlon do Estadual. Irei novamente para a França em junho tentar o primeiro lugar no contra-relógio e desbancar o inglês que é o atual campeão, fazer o ½ Iron Man de Brasília em agosto e terminar em primeiro as próximas etapas do simulado de triathlon.

esportes-nilson-frança

Folha da Terra: Deixe um recado para os leitores do Folha da Terra que admiram o esporte e pretendem ingressar no mesmo?

Nilson: Então o conselho que deixo para os leitores do site é que o triathlon é um esporte completo, portanto muito bom para a saúde de todos, podendo ser praticado em qualquer idade. Aconselho também que a pessoa interessada a ingressar no esporte procure uma assessoria esportiva especializada em triathlon. Aconselho iniciar nas modalidades participando de provas de corrida, travessias e circuitos de ciclismo. O segundo passo é começar a unir as modalidades participando de provas orgarnizadas pela FTERJ como: Aquathlon -corrida-natação-corrida, Duathlon-corrida-ciclismo-corrida, para depois ingressar no Triathlon.

Conquistas de Nilson:

1º lugar Geral – Simulado de Triathlon – 2010

2º lugar Geral – Simulado de Triathlon – 2011

4º lugar Geral – Simulado de Triathlon – 2012

4º lugar Categoria Ultramaratona de Friburgo – 2010

4º lugar Categoria Estadual de Duathlon – 2011

1º lugar Categoria Sprint Rei do Mar – 2012

esportes-nilson-campeao

{flike}

 

Foto: Arquivo pessoal do atleta

 

Comentários

comentários

Deixe um Comentário