Egressos de Polímeros fazem sucesso em Workshop da Uezo

alunos Professores Florêncio, Daniele, Patricia, Luciana e o Reitor Alex Sirqueira homenageiam a palestrante do IMA professora Regina (com a flor na mão)

Cerca de 200 pessoas circularam nos eventos promovidos no I Workshop de Polímeros da UEZO, que teve como tema “Os polímeros e sua inserção em diversas áreas”. Acadêmicos, pesquisadores, profissionais se revezaram nos dois dias de palestras, 25 e 26 de abril, com painéis que abordaram diversificados temas que envolvem os polímeros.

Para o Coordenador do curso de Tecnologia em Polímeros da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Florêncio Gomes, este primeiro evento promovido por professores e alunos do curso de Polímeros atingiu o objetivo de promover a aproximação entre estudantes e profissionais, para reforçar a importância das várias aplicações dos polímeros.

– Um dos destaques do Workshop foi a palestra que teve a participação dos egressos do curso de polímeros que hoje estão atuando tanto em pesquisas quanto em empresas, estes são exemplos concretos da aplicabilidade e inserção dos alunos no mercado de trabalho, explicou o coordenador.

Foram 18 palestras com a participação de pesquisadores do IMA/UFRJ, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e COPPE/UFRJ. E, ainda profissionais de empresas como Petrobras, Silimed, Braskem, COMLURB e Inmetro.

No painel dos alunos que atuam na área o estudante Nelson Dias dos Santos Neto apresentou a sua trajetória na empresa Espirall onde começou como estagiário e hoje trabalha fabricando um piso à base de fibra de coco, material oriundo de pesquisa orientada pelo professor Alex Sirqueira, Reitor UEZO, desenvolvida no laboratório da UEZO (veja mais aqui…). Lilian Maria Bastos Cabral, concluiu o curso de Polímeros, hoje estuda no mestrado profissional UEZO e trabalha na Acelétron Irradiação Industrial, e hoje garante que “o futuro da tecnologia tem vários campos e opções”. Também esteve presente o aluno que tão logo terminou o curso de polímeros, tentou o mestrado no IMA/UFRJ e obteve pontuação para o ingresso direto no doutorado Matheus Magioli Cossa. Em 2011 seguiu para o doutorado sanduiche na Alemanha de onde acaba de retornar e segue os estudos no IMA. A equipe da POL LIFE Consultoria-UEZO participou do Workshop falando sobre a importância da empresa júnior no curso de Tecnologia em Polímeros.

O Reitor, Alex da Silva Sirqueira, professor UEZO concursado na cadeira de Polímeros, esteve no Workshop onde falou sobre a importância da realização para a troca de conhecimentos.

O curso de Tecnologia em Polímeros reúne hoje 195 alunos e registra que 12 formados já estão trabalhando em empresas ou em pesquisas acadêmicas. No laboratório de polímeros estão em andamento pesquisas com compósito resina polimérica fibra de coco; nanocompósito polímeros/argila organofílica; síntese de membranas poliméricas para células a combustível; processamento de polímeros/compósitos com materiais virgens e reciclados; desenvolvimento de materiais nanoparticulados e nanoestruturados para catálise; modelagem molecular; compósitos/nanocompósitos poliméricos com fibras naturais. E ainda, a pesquisa sobre síntese de membranas poliméricas para células a combustível que é desenvolvida em convênio com o INMETRO.

{flike}

Comentários

comentários

Deixe um Comentário