CE Erich Walter comemorou a Semana do Meio Ambiente

educação - escola sta cruus x Csv

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – estabelecido em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de tratar de assuntos ambientais –, o Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, realizou, nesta terça-feira (05/06), o projeto ‘Semana do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia’.

Durante o evento, todos os espaços da unidade escolar estiveram repletos de oficinas, apresentações teatrais e musicais, além de uma série de mostras interdisciplinares. Em uma das salas de aula, alunos da 2ª série do Ensino Médio apresentaram o subprojeto ‘Carona Solidária’, e explicaram os benefícios do uso compartilhado de veículos de passeio.

Na sala ao lado, uma grande plateia assistia e participava do ‘Show de Física’, proposto pelo professor de Física André Gonçalves de Oliveira, e conduzido pelos alunos do Ensino Médio.

– O ‘Show de Física’ virou uma febre em todo o país, mas só acontecia mesmo em universidades. Essa atividade tem uma proposta de apresentar em estilo teatral os experimentos da disciplina. São abordados fenômenos mecânicos, ondulatórios e eletromagnéticos. Pensei em desenvolver essa proposta com os meus alunos, e eles toparam na hora. Acredito que seja um caminho alternativo e uma linguagem diferente para aprender a Física – explicou o professor.

Além das atividades lúdicas, outro espaço foi reservado para o subprojeto ‘Ciência na Saúde’, onde os alunos fizeram aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e um trabalho de conscientização e orientação das pessoas atendidas.

Segundo a coordenadora da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Christiane Silva Jansen Narciso Peres, essa área foi baseada no programa ‘Saúde na Escola’, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que visa à integração e à articulação da educação e da saúde, proporcionando a melhoria na qualidade de vida da população brasileira.

– Essa ação é um pontapé inicial para todo um trabalho de prevenção. Fizemos essa área voltada para a saúde da população, pois em um futuro próximo, o programa do MEC fará parte das nossas atividades pedagógicas – disse Christiane.

Quatro curtas-metragens, um documentário e uma mostra de foguetes também fizeram parte do dia de atividades. De acordo com Christiane Peres, todos os trabalhos tiveram cunho interdisciplinar e trabalharam direta e indiretamente os temas das matérias aprendidas em sala de aula.

– Esse é um projeto que visa à construção de conhecimentos novos com o objetivo de alcançar a transdisciplinaridade. Aqui na escola, nós trabalhamos muito com esse conceito, e assim desenvolvemos um trabalho de equipe entre os professores – ressaltou a coordenadora da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

(Flike)
 

Comentários

comentários

Deixe um Comentário