Procon autua supermercados em Santa Cruz

O Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Secos e Molhados nesta quarta-feira (28/02). A ação ocorreu em Santa Cruz, na Zona Oeste, e em outros bairros da cidade. Foram vistoriados oito supermercados e todos foram autuados. Os fiscais descartaram 238kg e 800g de produtos impróprios ao consumo.
A maior parte dos alimentos descartados foi encontrada em duas filiais da rede Extra de Supermercados. Na unidade localizada na Av. Padre Guilherme Decaminada, 2385, em Santa Cruz, foram descartados 159kg de linguiça e peixes mal armazenados e expostos à manipulação direta do consumidor e a contaminantes. Os fiscais também encontraram baratas nos pallets onde estavam as linguiças calabresas. Não foi apresentado aos fiscais o certificado do Corpo de Bombeiros e foi constatado que o piso da câmara de congelados era rugoso, contrariando a Lei. Os fiscais determinaram um prazo de 15 dias para adequação do piso. Além disso, ficou determinado o reforço da dedetização em até 24 horas.

Balanço da Operação Secos e Molhados
Extra Hipermercados (Av. Padre Guilherme Decaminada, 2385 – Santa Cruz): Havia baratas nos pallets onde estavam as linguiças calabresas. Havia 35kg de linguiça calabresa exposta a manipulação direta pelo consumidor. Havia 124kg de peixes na área de vendas sem proteção e com moscas, dispostos a manipulação direta pelo consumidor. O piso da câmara de congelados era rugoso. Determinou-se o reforço da fiscalização em 24 horas. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
Campeão (Rua Alves Alberto, 261 – Santa Cruz): Produtos encontrados na área de estocagem resfriada no balcão do açougue sem especificação de validade: 4kg e 900g de linguiça, 3kg e 600g de salsicha. Problemas estruturais: ferrugem na porta da câmara de congelados, área da padaria com tela do ralo quebrada e piso com buracos e acúmulo de água, lixeiras com pedal quebrado. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de caixa adaptado.
Prezunic (Rua Dom Pedro I, 53 – Santa Cruz): Problemas estruturais encontrados: piso rugoso e em cimento, pallets de madeira nas câmaras do sorvete, de peixes e de congelados.
Guanabara (Rua Felipe Cardoso, 1470 – Santa Cruz): A câmara congelada apresenta buraco no chão e ferrugem nas estruturas dos racks de apoio dos alimentos.

 

Comentários

comentários