Águia foi ferida por linha de pipeiro Pem Guaratiba

Uma águia-pescadora com ferimento na asa foi resgatada nesta quarta-feira, dia 30, pela equipe da Patrulha Ambiental da Prefeitura do Rio, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. O trabalho foi realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que encontrou a ave em Guaratiba  e solicitou o apoio para que a ave fosse levada até o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá.
O veterinário que recebeu a ave constatou o ferimento na asa e informou que, pelas características, o corte foi provocado por linha de pipa. Ela ficou aos cuidados da equipe do CRAS para receber cuidados da equipe veterinária.

No município do Rio é proibido o uso e a comercialização das linhas chilena e com cerol ou de outros materiais cortantes em pipas, papagaios, pandorgas e semelhantes, que podem provocar acidentes graves e até fatais em animais e também em pessoas.

A Guarda Municipal orienta a população a acionar a Patrulha Ambiental ao flagrar animais silvestres em área urbana na cidade do Rio ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, para um resgate seguro. A Patrulha Ambiental é formada por guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental e fiscais da Secretaria de Conservação e Meio Ambiente. Os agentes podem ser acionados por meio do telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.