Hospital Rocha Faria inaugura emergência psiquiátrica

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, inaugurou nesta segunda-feira, 21 de outubro, a sala de Saúde Mental do Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, Zona Oeste. São seis leitos para atendimento de emergência de pacientes psiquiátricos. O espaço funciona 24 horas, sempre com psiquiatra de plantão.

– Temos bons especialistas aqui, que vão cuidar dos pacientes com o maior carinho e o maior amor. Hoje o Rocha Faria se engrandece com essa emergência psiquiátrica – afirmou Crivella.

Na emergência psiquiátrica, os pacientes recebem o primeiro atendimento, são medicados e ficam em observação, até que tenham condição de retornar para casa. Em situações mais complicadas, que requeiram internaçã

internação prolongada, são encaminhados para outras unidades.

– A internação involuntária, por exemplo, pode começar por aqui. A Zona Oeste precisa disso, e vamos levar leitos psiquiátricos para outros hospitais da região. Com profissionais de saúde mental aqui, nossos outros médicos, como clínicos, cirurgiões e anestesistas, começam a lidar com mais frequência e a atender com mais qualidade esse perfil de paciente – descreveu a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

As obras duraram um mês e foram concluídas na semana passada, com a readequação do espaço para abrigar a nova sala. Foram colocadas luminárias e instalado um consultório.  O novo espaço tem 62 metros quadrados e fica no andar térreo, ao lado do setor de ortopedia.

– A ideia é ter um espaço dentro da emergência para r

emergência para receber o paciente psiquiátrico, com observação para se estabelecer o melhor projeto terapêutico para ele. Todas as pessoas com transtornos mentais ou com transtornos decorrentes do uso de substâncias são recebidas nesse local para o primeiro atendimento, onde se contata a família e se faz a escolha de melhor  destino dessa pessoa dentro da rede de saúde – explicou o psiquiatra Hugo Fagundes, superintendente de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).